quinta-feira, novembro 1

Enriquecimento Ambiental Felino


O Enriquecimento Ambiental Felino - EAF - é um tema pouco abordado mas é de fácil implementação, baixo custo e sem contra-indicações.
Este conceito diz respeito ao ato de tornar a sua casa mais agradável para o gato de forma a diminuir o stress e aumentar o bem-estar. Os gatos não são animais sociais como os cães, não tendem a gostar de viver em grandes grupos nem de partilhar os seus locais de habitação.
O EAF passa desde o local de descanso até ao da alimentação.
Se seguido são referidas algumas medidas essenciais ao EAF:


1) Os gatos são animais curiosos, exploradores, e que gostam de controlar tudo em seu redor, por isso uma casa que lhe ofereça locais para se colocar mais alto que os restantes habitantes da casa e que sirva de "torre de vigia" reduz-lhe o stress. De lembrar que os gatos são trepadores naturais por isso esse instinto não lhes deve ser negado. Isso pode ser conseguido com o uso de algumas prateleiras, trepadores, escadas para gatos, etc. Nestes locais o gato sente-se mais seguro, por o local é só seu e não sente que o tem de partilhar ou que perde o controlo do mesmo. A ideia é ter locais para onde o animal possa trepar sem que lhe seja gritado aos ouvidos que não o pode fazer. Podem também ser colocados brinquedos nessas áreas, como algumas coisas penduradas para o gato brincar.





















2) Quantas vezes se encontram gatos escondidos nos sitios mais estranhos? Da mesma forma os gatos gostam de locais altos de vigia, gostam também de locais escondidos, afastados e escuros - locais onde se possam esconder conferindo-lhes de novo a sensação de segurança ( um local só deles), e também um local de brincadeira. Isso pode ser conseguido com algumas caixas e cobertores/almofadas num cantinho da casa que lhes seja dedicado. Existem também algumas caixas/esconderijos para gatos que pode comprar mas cantos feitos com coisas básicas de casa resultam bem na mesma.


3) Compreende-se que ninguém queira comer na WC? Os gatos também não claro, portanto o local de alimentação e a caixa de areia não devem ser os mesmos, e se possivel nem na mesma divisão da casa.

 - De novo, a caixa de areia deve estar num local ventilado e seguro para o animal,onde este não seja incomodado - um local onde as pessoas não passem muito tempo nem com barulhos como os da maquina de lavar roupa numa marquise. A areia tem de ser regularmente mudada, senão o animal pode não usar a caixa de areia, e as excreções podem gerar dermatites por entrarem em contacto com os membros.

- Quanto aos comedouros, estes também devem estar num locam seguro, e este não tem de ser a cozinha, pode ser qualquer outro que seja de agrado do gato. De notar que os gatos não gostam de ter o bebedouro e o comedouro juntos, por isso o ideal é separa-los e coloca-los na mesma divisão mas opostos e afastados. Obvio que não são aconselhados então os comedouros " duplos" para água e comida. De preferencia alimente o gato várias vezes ao dia, ele funciona por ciclos  de descanso - recarga de energia - movimento - descanso, logo alimentações curtas diárias são o ideal para acompanhar    a sua dinâmica.

--> Muito importante:  Se for proprietário de vários gatos não disponha os comedouros e caixas de areia nos mesmos locais para todos nem use comedouros e caixas de areia únicos para todos os animais!! Isso irá criar competividade, agressão e stress entre todos eles. O ideal é colocar vários comedouros, bebedouros, caixas de areia, trepadeiras e esconderijos espalhados pela casa e cada gato irá decidir qual o seu e dedicar-se a ele. Pode ser até que não se importem de partilhar, mas regra geral isso não acontece. Pode ver gatos a comer ao lado uns dos outros e pensar que estão bem, mas se o gato não apoiar a parte posterior do corpo no chão ( se não se sentar), se tiver os membros anteriores colados ao corpo na posição de coelho, e se olhar sempre para os restantes gatos , então encontra-se tenso. Um gato relaxado a comer encontra-se sentado, apenas olha para a comida e não cola o peito aos membros.
O ideal é : se tem três gatos disponha quatro caixas de areia e comedouros, sempre mais do que o número de aniamais, se possivel - assim as tensões entre os animais são menores ou inexistentes pois é-lhes dada a possibilidade de escolhe e liberdade. Mas mantenha sempre todos os locais limpos e seguros.



Na imagem nota-se que um dos animais come levantado, outro com os membros colados ao tórax, isso são sinais de tensão por terem de partilhar os comedouros e o local de alimentação, eles estão prontos para fugirem dali se preciso, estão sempre atentos...

4) Por vezes pode pensar que o seu gato é calmo e feliz, quando ele na verdade está stressado, tenso e inseguro. Um dos problemas mas relatados aos veterinários quanto a comportamentos indesejados em gatos é micção em locais errados. Isso pode ocorrer por várias razões:

* razões patologicas - afeções do aparelho urinario e genital inferior que causem alterações na micção: deve visitar o seu veterinário;

* razões territoriais: se o EAF for fraco e a casa for partilhada por vários animais, estes podem não possuir um local só deles e então tendem a marcar os que acabam por ter de reclamar como seus, já que não há suficientes para todos... : aumente o grau de EAF disponibilizando mais locais de brincadeira, descanso, caixas de areia e esconderijos, de forma a que todos sintam que possam ter um local seguro só para si e que não tem de partilhar com os outros;

* medo/insegurança: o seu gato pode-se sentir ameaçado e inseguro dentro de casa, mesmo que nunca saia à rua. Estes animais tendem então a marcar com urina locais à beira de portas e janelas, é a sua forma de delimitarem um "área segura". Esse medo pode vir se outros animais como outros gatos, então deve-se agir como já foi referido em cima. Mas pode também ter outras origens como barulhos, pessoas ou objetos que eles não conheçam e que os torne mais stressados: tende encontrar a fonte de medo/insegurança do animal, e reforce a ideia de segurança criando os já referidos esconderijos e áreas de vigia, para que o gato sinta que pode ir para o seu " happy place" onde ninguém o incomoda.

5) Por serem animais curiosos, os gatos gostam de desafios e brincadeiras, por isso devem-se disponibilizar alguns brinquedos como bonecos, pendulos e pequenos castelos, onde eles se podem entreter e entrar na já referida fase de movimento onde gastam a energia. É importante estimular os sentidos tacteis e olfativos do animais.
O local de descanso pode também ser o local de laser, contendo alguns brinquedos e esconderijos, tudo se pode conciliar, desde que o animal se sinta seguro e dono no espaço







Os gatos podem ser animais ingratos, após a compra de uma casinha ou brinquedo para ele, ele pode ignorá-lo e não se interessar, portanto não é necessário gastar muito dinheiro em brinquedos e alcovas, isso pode ser substituído por materiais caseiros e objetos que já não precise, desde que seguros.




IDEIAS A RETER:

* Os gatos são independentes e também territoriais, por isso é muito importante disponibilizar para cada animal várias opções de locais onde realizar os seus habitos diários. O stress entre felinos existe, e pode ser evitado se eles não sentirem que têm de partilhar o que têm com os restantes;

* Os locais de alimentação, caixa de areia e descanso devem ser diferentes e calmos;
* O seu animal pode sentir-se inseguro! Disponibilize-lhe locais seguros onde se possa esconder e sentir protegido, e se possível elimine as fontes de frustração para ele.


Já existem no mercados hormonas felinas em spray e difusor  - Feliway , que ajudam a diminuir o stress e tensão entre gatos e tornam os ambientes mais agradáveis para eles se forem colocados nos locais certos.