sexta-feira, abril 22

Cão da Serra D'Aires


O Cão da Serra d'Aires teve origem nos cruzamentos entre o Cão pastor da Catalunha e Cães pastores dos Pirinéus e por causa da expressão do seu nariz tem o apelido de "cão macaco". É um cão inteligente e ativo, utilizado na guarda e condução de rabanhos de carneiros e outros animais. É amigável para os que com ele convivem, contudo, pode ser extremamente desconfiado, devido a uma certa timidez, e agressivo para desconhecidos. É um animal pouco barulhento, que se adapta com facilidade à vida urbana.

O Cão da Serra d'Aires possui uma pelagem longa e ondulada. As cores vão desde o amarelo, ruivo, castanho, cinza e negro.
O Serra d’Aires foi muito popular em Portugal nas décadas de 50 e 60, mas perdeu lugar para outras raças e enfrentou dificuldades com a evolução na forma pela qual os rebanhos eram conduzidos.
É um cão de porte médio, medindo cerca de 41-48cm de altura e peso 12-18Kg



Cão de Serra de Aires era utilizado para conduzir e pastorear pelas planícies do Ribatejo e Alentejo vários tipos de animais, desde ovelhas, cabras, porcos, cavalos, vacas, entre outros. Adaptado ao frio cerrado do Inverno e ao calor tórrido do Verão, o Cão de Serra de Aires tornou-se na companhia dos pastores pobres da localidade. É também utilizado como cão de guarda devido à sua desconfiança em relação a estranhos e capacidade de vigilância.



Temperamento 

O Cão da Serra de Aires é protector, fiel e afectuoso. Devido ao instinto de pastor, tende a pastorear os membros da família. É paciente com crianças, mas não o deve deixar junto destas sem supervisão de adultos. 

Como cão territorial, é um cão de guarda. É difícil de treinar, devido à sua inteligência e teimosia, mas aprende facilmente se estiver disposto a isso. Bom companheiro, dá-se bem com outros animais, embora os machos possam mostrar dominância em relação a cães do mesmo sexo.



Aparência Geral 



O Serra de Aires é cão de porte médio com um aspecto despenteado e um focinho que se assemelha ao de um macaco, que lhe valeu a alcunha “cão macaco”.

De aspecto robusto, apresenta uma cabeça larga com um stop bem definido. O nariz é de preferência preto ou então mais escuro do que a pelagem. De expressão viva, os olhos são doces e de preferência escuros. Possui umas orelhas pendentes e triangulares, um bigode, uma barbicha e umas fartas sobrancelhas que lhe conferem um ar peculiar. Tem um peito proeminente e forte. A cauda afunila até à ponta e cai até aos jarretes. Pode erguer-se enrolada quando o cão está em acção.

A pelagem é muito comprida lisa ou ligeiramente ondulado. Segundo o estalão, as cores desejáveis para este cão são: o amarelo,  o castanho, o cinzento, o fulvo e o lobeiro, tanto em tons mais claros, como também comum e escuro ou torrado e preto. Estas cores podem ser mais ou menos afogueadas e interpoladas, mas nunca malhadas, exceptuando uma pequena mancha no peitoral.

Higiene 

O pêlo do Cão da Serra de Aires deve ser escovado duas vezes por semana, para impedir que crie riças. Contudo, escovagens em excesso podem alterar a textura do pêlo, tão característico da raça. É necessário aparar os pêlos das patas, mas o resto da pelagem não deve ser tosquiada. O banho deve ser evitado, pois danifica a camada oleosa protectora da 
pele.







Sem comentários:

Enviar um comentário