segunda-feira, abril 25

Amor para o seu Cão

Amor e entendimento

Se realmente amamos os nossos cães, devemos procurar entendê-los o melhor que podemos! Se nós não tivermos essa capacidade, como podemos esperar que eles nos entendam se possuem apenas uma fração da nossa inteligência? Muitos conflitos ocorrem entre humanos e cães por simples desentendimento. Quanto mais estudarmos os cães e seu meio de comunicação, melhor será nosso entendimento e maior o nosso amor por eles. Quanto melhor for nossa comunicação, maior será a harmonia e menor o stress dessa relação.
Nós devemos evitar a qualquer custo decepcio­nar o nosso cão afectivamente. Estudos mostraram que quanto mais o seu cão o amar melhor e mais rápido será seu condicionamento. Quanto maior a confiança e o amor pelo seu dono, menor será a sua ansiedade e maior será a vontade de fazer o acertado!




Quando as coisas fazem sentido para o seu cão, a vontade dele pensar e de vencer desafios vai cres­cendo, e é a partir daí que o treino avança e o cão passa a realmente a adorar o treino.
Os cães sentem-se muito confusos quando são reprimidos ao agir de acordo com um tipo de informação que receberam antes. Se levam castigos sem realmente entenderem a razão disso, tornam-se cães ansiosos e sem vontade de enfrentar o desafio.

Devemos ter um cuidado enorme para não ensi­narmos ao filhote coisas que não queremos que faça quando crescer.

 Para o cão é muito confu­so e stressante ser reprimido por apresentar um com­portamento que lhe foi ensinado, durante meses, pelo próprio dono. Ao levantarmos um filhote, colocando-o no sofá e acariciando-o, nós estamos a treina-lo para su­bir no sofá e, quando ele ficar maior, talvez não queira­mos mais que ele faça isso. 
Essa mudança brusca po­derá atrapalhar a relação que temos com nosso cão.






Atenção: Amor incondicional não significa mi­mar o seu animal ou garantir-lhe direitos iguais aos seus. Cães mimados não respeitam o dono, o que também ocorre com os animais que têm os mesmos direitos que os outros membros da casa, como dormir na sua cama, etc.



Adaptado de : Adestramento Inteligente , Alexandre rossi

Sem comentários:

Enviar um comentário