quarta-feira, abril 27

Treino Canino - A atenção

Quanto maior a atenção, melhor e mais rápi­do será o aprendizado.
Quanto mais o seu cão estiver atento, mais depressa executará os comandos e mais rapi­damente aprenderá.

Quanto mais atenção prestarmos, maiores são as nossas chances de obter sucesso na comunicação. Um bom exemplo disso são os cães que participam nas provas: eles prestam tan­ta atenção em seus condutores que nos dão a impres­são de que aprenderam a ler lábios.


Existem vários truques para aumentar o grau de atenção do seu cão. De vez em quando falar baixo é uma delas, outra maneira é ter um comportamento imprevisível. por exemplo, ao passear ou andar pela casa, mude de direção subitamente, procurando enganar o cão - aqueles que gostam de ir à frente vão começar a prestar mais atenção, já que podem ser enganados quan­to ao rumo que o seu mestre irá seguir. Também podemos elogiar o nosso cão quando ele estiver  a prestar aten­ção ou ignorá-lo quando não estiver.

Como nós, os cães também querem que lhes prestemos atenção. Quase todos os cães ado­ram chamar a atenção, principalmente das pes­soas da sua matilha, por isso repetem as coisas que provocam seu dono. 

Os cães interpretam a nossa disciplina (gritos e sapatadas) como interação, e provavelmente irão repetir o ato para poder interagir novamente. 




Uma das piores coisas para o cão é ser ignorado. Essa é uma técnica valiosa, e, quanto mais prática tivermos em utilizá-la para o treino, melhor será o resultado. O insucesso tem grande efeitos desmotivador nos animais.

Saber ignorar o nosso cão é uma arte, principal­mente devido às suas habilidades naturais para chamar a nossa atenção. Alguns começam a fazer brincadeiras, e é quase impossível não cair na gargalhada. Outros fa­zem caras tristes que partem os nossos corações. In­dependentemente da técnica utilizada pelo seu cão, é importante não cair no truque, pois o treino irá por água abaixo, a não ser que o objectivo seja treinar o seu cão a fazer cara de coitado.




  
A atenção tem o poder de estimular determina­das partes do cérebro e inibir outras. Quando um gato passa na frente do cão ele fica tão interessado no gato que talvez não o obedeça. Isto não o deve desanimar, pelo contrário. Num estágio avançado da atenção ele irá valorizar muito a troca que lhe oferecer, seja ela qual for.

 
Só dê atenção ao seu cão nas situações positi­vas e ignore-o quando ele agir mal.


Sem comentários:

Enviar um comentário