segunda-feira, maio 9

Treino Canino - DEITA

É importante, assim como no SENTA, não forçar o cão a deitar empurrando-o para baixo ou puxando o enforcador/ trela para baixo.
ENSINAR

1) Primeiro peça ao cão para sentar ( ele deve ter aprendido o SENTA primeiro), clique e recompense-o.
2) Toque no focinho do cão com a recompensa e abaixe-a devagar numa posição em que praticamente toque o chão entre as patas dianteiras, ele deve seguir a sua mão apenas com o focinho, fican­do um pouco "corcunda", aí clique e recompense-o. 



Caso ele saia com o corpo da posição sentada para seguir a sua mão, pare e recomece da posição sentada (sem recompensá-lo). Repita algumas vezes.

3) Agora mova a sua mão direta e rapidamente para o chão. O cachorro re­ceberá o clique e a recompensa assim que tocar na sua mão com o focinho. Vá distan­ciando a sua mão aos poucos, obrigando o cachorro a deitar. A cada progresso que ele obtiver, clique e recompense-o.

Aos poucos seu cachorro irá deitar cada vez mais rapidamente e com mais confiança: espere então cada vez mais um pouco para clicar e recompensá-lo para que ele fique por mais tempo na posição deitada.


4) Agora que seu cão realmente aprendeu a deitar, introduza a palavra DEIta um pouco antes ou no exacto momento em que ele começar a deitar e, assim que ele acabar de deitar, clique e recompense-o. Toda vez que falhar, volte e refaça o exercício anterior. Procure ir transformando aos poucos o movimento da sua mão com a recompensa no gesto de deitar, até que o cão deite so­mente com o gesto e o comando.


PROBLEMAS 

E se o cão que estava sentado resolver levantar a parte traseira para alcançar a recompensa em vez de deitar?

Progrida lentamente, volte para a posição senta e não o recompense a não ser que faça o movimento cor­recto, contente-se com um pequeno passo de cada vez. NÃO FORCE!



Com clicker




Sem clicker

Sem comentários:

Enviar um comentário