quinta-feira, maio 5

Treino Canino - SENTA

Antes de explicar como se capta cada comando, deve ter presente que:

O comando oral só deve ser utilizado de­pois do cão ter aprendido o comportamento. Ou seja primeiro vai treinar com ele a posição, sem dizer nada.
Primeiro é preciso ensinar o comportamento desejado, e só depois o comando - se o cão nunca tiver dado a pata, não pode esperar que ele saiba o que isso é.



SENTAR: No comando oral enfatiza-se o SEN ( SENta) e escolhe-se também um gesto especifico para o comando, de preferencia com as mãos e que seja um gesto que se sobreponha à cabeça do cão.

SENTA deve ser o primeiro ou um dos primeiros comandos a serem ensinados, pois todos os outros são mais dificeis e começam muitos com o cão já sentado.

ENSINAR:

 1) Induza o cão a sentar, procurando não causar ne­nhum desconforto e para que o cão não ganhe "traumas". Uma ótima maneira de fazer o ani­mal sentar é segurar alguma recompensa acima da cabeça dele e esperar que ele se sente. Assim que ele se sentar ( nem antes nem depois) use o clicker e dê a recompensa. Não deixe de dar a recompensa mesmo que ele tenha saído da posição desejada após o click. Depois poderemos apenas recompensar após ele ter ficado sentado algum tempo, mas por agora só queremos que ele aprenda a sentar. 
Nesta fase não dizemos "SEN­ta" ainda. Caso ele permaneça sentado depois do click e da recompensa, deslocamo-nos um pouco até que o cão fique de pé novamente e, assim que ele se sentar de novo, usamos o clicker e recompensamo-lo de novo. 
Repete-se o exercício até que  o cão passe a sen­tar-se todas as vezes que erguermos alguma recom­pensa. 
Apenas quando o cão se sentar sempre que a recompensa é erguida, é que podemos introduzir o comando oral SENta e o comando gestual, que irão substituir a recompensa mais tarde.  Mal ele se sentar, diga SENta, clicke e dê a recompensa. Com o tempo o animal irá associar a palavra e o gesto ao comando, mas apenas o fará após ter aprendido a sentar apenas com o erguer da recompensa.

AVANÇAR O COMANDO: 
Após o cão ter relacionado o comando senta e o gesto com o acto de sen­tar, comece a não erguer a recom­pensa. Dê o comando somente uma vez e, quando ele sentar, use o clicker e recompense-o. Caso ele não entenda ainda, volte a usar a recompensa.
Aos poucos não será neces­sário erguer a recompensa, somen­te o comando será suficiente. 
exemplo sem clicker

exemplo com clicker

No 1º exemplo já estamos numa fase em que o cão senta com o comando oral, no segundo vemos o cão a sentar ainda sem algum comando, apenas com a recompensa por cima da cabeça, e só após isso é que devem ser introduzidos os comandos.

PROBLEMAS:

O que fazer se o cão saltar, reatar e não sentar?

Não force a traseira dele contra o chão pois essas sensações desagra­dáveis serão relacionadas com o comando. É necessá­rio ter paciência, procure manter a recompensa consigo e, sempre que o seu cão assumir a posição sentada, ofereça imediatamente a recompensa. Ele relacionará mais cedo ou mais tar­de a posição sentada com a recom­pensa, aí se tornará cada vez mais fácil fazê-lo sentar. Outra maneira de o induzir a sentar é fazê-lo chegar per­to de uma parede e oferecer a recompen­sa acima da cabeça dele : não poden­do recuar, ele provavelmente irá sentar-se.

O cão não está interessado na recompensa?

Procure uma outra coisa para oferecer ao seu cachorro, ou aumente a atração dele pela recompensa brincando com ela e ignorando-o. Assim que ele mostrar interesse, tente novamente.

O que se deve fazer quando o cão só se interessa pela recompensa em algumas situações?

Não se preocupe, peça para o cão se sentar somente nas situações em que ele estiver interessado na recompensa e, aos poucos, o seu cão se interessará cada vez mais pela recompensa e o obedecerá em qual­quer situação. 


NUNCA FORCE!

Mau exemplo:

Sem comentários:

Enviar um comentário