Pode ser dificil ensinar o Fica porque o cão pode achar que está a ser abandonado pelo dono e vai logo atrás dele.
Devemos escolher um ambiente calmo, de preferência a nossa casa, pois, além de não haver muitas novidades em volta, ele não se sentirá abandonado se nos distanciarmos um pouco dele.
ENSINAR:
Pedimos ao cão para sentar ou deitar e, assim que ele efetuar o comando, recompensamo-lo. Aos poucos, vamos aumentando o tempo de permanência até o momento de clicar e o recompensar. Caso ele saia da posição antes de o "libertarmos", o período está grande demais. Devemos evitar fazer o cão errar e, sempre que ele sair da posição, não o recompensamos.
Assim que o cão entenda que precisa de esperar para receber a recompensa, está na hora de introduzir o comando oral e gestual do fica. Assim que o cão sentar, diga "FICA", faça o gesto, espere alguns segundos, clicke e recompense-o.
Pode então passar a recompensá-lo somente quando ele se mantiver na posição corretamente, sem alterar a posição dos membros, e cada vez em intervalos de tempo maiores. Comece a distanciar-se um pouco do cão antes de voltar e lhe dar a recompensa.
No início, não tire os olho do cachorro para ele saber que o exercício não acabou e, aos poucos, vá mostrando que não precisa estar a prestar atenção nele para que, depois de alguns segundos, ele seja recompensado.
O exercício deve ser praticado primeiro em ambientes calmos, e depois noutros espaços como na rua ou na presença de outros estímulos (animais, pessoas, carros).
PROBLEMAS:
E se ele ficar um curto tempo e depois sair da posição?
Vá mais devagar pois qualquer erro prejudica muito a aprendizagem. Mas, quando ele errar, procure fazer que a intenção dele falhe. Por exemplo, se ele saiu para correr até si, não lhe dê atenção nem recompensa, ignore-o por um tempo e depois peça-lhe que volte para a posição inicial e recomece novamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário