quarta-feira, maio 4

Treino Canino - Técnica do Clicker

     O clicker é um aparelho que produz um som caracteristico, usado para recompensar o cão quando ele obedece a um comando. Por exemplo, quando ordenamos que o cão sente, se ele o fizer ouve o "click", e ele  entenderá que acertou e será uma especie de aviso da recompensa que irá chegar, como doçuras ou brinquedos na mesma.
 O animal associa o som do clicker ao aparecimento de uma recompensa - condicionamento pavloviano. Mais tarde o animal irá modular o seu comportamento de forma a conseguir a recompensa - condicionamento operante.

 É um som característico produzido por um equipamento ou pela boca e que, se bem utilizado, será adorado pelo cão que passará a fazer qualquer coisa para poder ouvi-lo. 

O click é um sinal instantâneo que serve para indicar ao animal o exacto compor­tamento que gerou a recompensa, sen­do considerado uma recompensa se­cundária.
As recompensas primárias são as que realmente interessam aos ani­mais, como água, comida, atenção, dis­tração, etc. As recompensas secundá­rias são sinais que, associados às re­compensas primárias, adquirem quali­dades das recompensas primárias. 
Quando o cão ouve tal som ele sabe que receberá, ou pelo menos imagina que receberá, uma recompensa.

Existem vários bons motivos para  utilizar um clicker ao edu­car o seu cão:

*É mais preciso do que um elogio falado.
*É mais rápido.
*Funciona bem a distância: é praticamente im­possível atirar um petisco para a boca do cachorro no exacto momento em que o comportamento adequado ocorrer. O clicker permite que haja este intervalo.
*O clicker reduz a necessidade de recompensas primárias, ou seja menos pe­tiscos para o  cão.

Pode utilizar uma palavra que funcione como click ou uma estalido com a boca e, as­sim que adquirir um clicker, troque a palavra pelo som dele. Quando for utilizar uma palavra como clicker, escolha uma que seja forte e exacta. 


Técnica:


Para que o seu cão relacione o barulho do clicker com a recompensa, procure clicar e recompensa-lo, no início, quase ao mesmo tempo. O cão relacionou o click com a recompensa quando, ao clicar, instantaneamente procurar a recompensa.
Leve o clicker e as recompensas para todas as aulas e utilize-os em sequência sempre que for recompensá-lo. Assim, por exemplo:

1° Diga "SENta".
2° O cão senta-se.
3° Use o clicker e, então, recompense-o.

ATENÇÃO: o clicker deve ser usado no momento exato em que o animal realiza o comportamento correto, como sentar ou deitar - nem antes nem depois. E só deve ser feito quando o cão manifestar o comportamento que desejamos, nunca o contrário.

Outro exemplo:
Caminhe com o cão num parque ou na rua com uma guia comprida, o cão passará à sua frente, irá para trás, para todos os lados e, em alguns momen­tos, ficará na posição "junto" (ao seu lado). Clique só quando o cachorro estiver nesta posição e recompen­se-o em seguida. Em pouco tempo desco­brirá a posicão que faz soar o clicker, e você terá capturado o comportamento desejado.




Mas nem todas as vezes que utilizar o clicker é preciso tam­bém dar a recompensa! Para capturar um comportamento, sim, mas de­pois que ele o compreendeu, vá reduzindo as vezes que o recompensa. Ou seja, no começo, para cada click ele recebe um biscoito, depois a cada dois ou três clicks ele terá um biscoito, e siga espaçando cada vez mais.


O clicker deve funcionar de forma a que o cão saiba que fez o correto e que terá uma chance de ganhar algo, mesmo que não ganhe ele terá sempre a esperança! E não ficará desiludido se não receber algo...






Sem comentários:

Enviar um comentário