O clicker é um aparelho que produz um som caracteristico, usado para recompensar o cão quando ele obedece a um comando. Por exemplo, quando ordenamos que o cão sente, se ele o fizer ouve o "click", e ele entenderá que acertou e será uma especie de aviso da recompensa que irá chegar, como doçuras ou brinquedos na mesma.
O animal associa o som do clicker ao aparecimento de uma recompensa - condicionamento pavloviano. Mais tarde o animal irá modular o seu comportamento de forma a conseguir a recompensa - condicionamento operante.
O animal associa o som do clicker ao aparecimento de uma recompensa - condicionamento pavloviano. Mais tarde o animal irá modular o seu comportamento de forma a conseguir a recompensa - condicionamento operante.
É um som característico produzido por um equipamento ou pela boca e que, se bem utilizado, será adorado pelo cão que passará a fazer qualquer coisa para poder ouvi-lo.
O click é um sinal instantâneo que serve para indicar ao animal o exacto comportamento que gerou a recompensa, sendo considerado uma recompensa secundária.
As recompensas primárias são as que realmente interessam aos animais, como água, comida, atenção, distração, etc. As recompensas secundárias são sinais que, associados às recompensas primárias, adquirem qualidades das recompensas primárias.
Quando o cão ouve tal som ele sabe que receberá, ou pelo menos imagina que receberá, uma recompensa.
Existem vários bons motivos para utilizar um clicker ao educar o seu cão:
*É mais preciso do que um elogio falado.
*É mais rápido.
*Funciona bem a distância: é praticamente impossível atirar um petisco para a boca do cachorro no exacto momento em que o comportamento adequado ocorrer. O clicker permite que haja este intervalo.
*O clicker reduz a necessidade de recompensas primárias, ou seja menos petiscos para o cão.
Pode utilizar uma palavra que funcione como click ou uma estalido com a boca e, assim que adquirir um clicker, troque a palavra pelo som dele. Quando for utilizar uma palavra como clicker, escolha uma que seja forte e exacta.
Técnica:
Leve o clicker e as recompensas para todas as aulas e utilize-os em sequência sempre que for recompensá-lo. Assim, por exemplo:
1° Diga "SENta".
2° O cão senta-se.
3° Use o clicker e, então, recompense-o.
ATENÇÃO: o clicker deve ser usado no momento exato em que o animal realiza o comportamento correto, como sentar ou deitar - nem antes nem depois. E só deve ser feito quando o cão manifestar o comportamento que desejamos, nunca o contrário.
Outro exemplo:
Caminhe com o cão num parque ou na rua com uma guia comprida, o cão passará à sua frente, irá para trás, para todos os lados e, em alguns momentos, ficará na posição "junto" (ao seu lado). Clique só quando o cachorro estiver nesta posição e recompense-o em seguida. Em pouco tempo descobrirá a posicão que faz soar o clicker, e você terá capturado o comportamento desejado.
Mas nem todas as vezes que utilizar o clicker é preciso também dar a recompensa! Para capturar um comportamento, sim, mas depois que ele o compreendeu, vá reduzindo as vezes que o recompensa. Ou seja, no começo, para cada click ele recebe um biscoito, depois a cada dois ou três clicks ele terá um biscoito, e siga espaçando cada vez mais.
O clicker deve funcionar de forma a que o cão saiba que fez o correto e que terá uma chance de ganhar algo, mesmo que não ganhe ele terá sempre a esperança! E não ficará desiludido se não receber algo...
Sem comentários:
Enviar um comentário