Procureaensinar este comando num lugar calmo onde tu sejas o atrativo principal, até que o consigas fazer em qualquer outro lado mesmo com distrações. O objectivo é fazer o cão juntar-se a ti durante o passeio sempre que o chamares.
Este exercício pode ser feito com a guia, desde que seja subtil, fique frouxa e não seja usada como símbolo de autoridade, para que o cão não associe o junto à punição e te obedeça com ou sem a guia.
ENSINAR
Cada vez que o cão assumir a posição junto, clica e recompensa o cachorro. Podemos guiá-lo para a posição mostrando a recompensa.
O ideal é ensinar este comando quando estiveres a passear com ele com o auxílio de uma trela comprida, pois ele irá para todo lado, para frente, para trás e, por acaso, ficará algumas vezes na posição junto. Aí clica.
O cão irá perceber que de todas as vez que estiver ao teu lado ele poderá ganhar a recompensa. Diz "junto" antes de clicar e recompensar.
O cão irá perceber que de todas as vez que estiver ao teu lado ele poderá ganhar a recompensa. Diz "junto" antes de clicar e recompensar.
Continua a andar e recompensa-o toda vez que estiver na posição correta. Começa a mudar de direção e a modificar o ritmo das passadas, continua a clicar e a recompensar se ele mantiver essa posição.
Comeca a espaçar mais as recompensas e nunca deixes óbvio para o cão quando irás clicar e dar a recompensa Por exemplo, clica e dá a recompensa no primeiro passo, depois no quinto, no sexto, depois só no décimo e assim por diante.
O objectivo é deixar o cachorro na expectativa de receber a recompensa a qualquer momento, assim ele vai se manter ao seu lado, na posição correcta, pronto para ser recompensado.
Outra coisa que podemos fazer é parar de andar sempre que o cão puxar a trela. Não estrangules o animal nem puxes com força, apenas pára de andar se sentires muita pressão na trela, e ele irá entender que sempre que puxar não irá a lado nenhum. Espera que ele pare, podes até pedir para que ele se sente, assim que o fizer clica, recompensa, e depois retoma a caminhada. Anda apenas quando ele estiver do teu lado e não puxar.
Sem comentários:
Enviar um comentário