Este comando é muito útil para que o seu cão esteja sempre ao seu alcance.
Para ensinar este comando temos de ter certeza de que temos algo que o cão deseja à mão, caso contrário ele poderá começar a avaliar se vale ou não a pena ir ter connosco de cada vez que o chamarmos.
IMPORTANTE: Se o castigarmos após o chamar ele associará que ir até nós é uma conduta errada, por isso sempre que quisermos fazer algo ao cão que ele não goste (medicamentos, banho...), devemos pegar nele diretamente, e não o chamar! É importante que o cão não associe nada negativo aos comandos, principalmente o vem.
ENSINAR:
Basta dizer a palavra e mostrar a recompensa. No momento em que ele chegar si, clicke (se usar clicker) e ofereça a recompensa.
Diga vem, alegremente. Este comando deve se utilizado juntamente com o nome do cachorro. Por exemplo: "Boris, vem".
Como nos outros comandos, primeiro chame-o ou mostre apenas a recompensa, e quando ele começar a vir sempre, associe o gesto que achar melhor ( bater na anca ou joelhos resulta bem visto que o está a chamar para perto de si)
Depois do cão entender perfeitamente este comando, não deixe a recompensa tão óbvia, para que ele o obedeça independentemente de avistar ou não o prémio.
--> Treine o VEM na presença de gatos, pessoas ou qualquer outra coisa pela qual o cão se sinta atraído, para poder ter certeza de que ele atenderá ao o seu comando em qualquer situação.
Sem comentários:
Enviar um comentário