sexta-feira, outubro 4

Ansiedade por separação

Ansiedade por separação é uma condição que resulta de alteração da natureza fisica e comportamental do animal, gerando angústia quando o dono deixa o animal sozinho.

O animal tende a demonstrar muita ansiedade, ptialismo, vocalização, destruição do espaço em que se encontra, eliminação inapropriada e autotomia. O pico de angústia tende a ocorrer 15/20m após a ausência do proprietário, mas há animais que já demonstram sinais desta condição logo que reconhecem que o dono vai sair de casa.

Abordagem: Devemos providenciar proteção do animal e do ambiente envolvente.

- Habituação: o proprietário deve realizar o seu normal ritual de saída de casa (pegar nas chaves, vestir o casaco, descer as escadas, etc) mas depois ignora o animal, volta a pousar as coisas e a sentar-se no sofá ou à divisão da casa em que se encontrava. Este exercicio deve ser repetido 2-5x por dia. Serve para que o animal não associe sempre o ritual de saída à propria saida, e que os niveis de ansiedade baixem. Outra alternativa seria alterar o ritual de saida.

- Pedir para que o animal se sente e espere à porta de casa (dentro), o proprietário deve afastar-se uns poucos metros e por pouco tempo, depois volta a recompensa o animal. Este exercicio vai sendo repetido à medida que a distância e o tempo de ausência aumentam, até que o dono sai mesmo de casa e demora algum tempo. Recompensar sempre o animal pelo bom comportamento.

-20-30 minutos antes de sair de casa e após chegar a casa o dono deve ignorar o animal ou então dar-lhe pouca atenção, evitando excitar o mesmo;

- Enriquecimento ambiental para que o animal se distraia durante a ausência do dono;

- Fármacos contra a ansiedade: fluoxetina, clomipramina, amitriptilina e alprazolam

- Algo que poderá ajudar é a utilização da ThunderShirt, uma camisola para cães que abraça o corpo produzindo maior sensação de segurança e calma. Ver http://www.thundershirt.com/

- Coleira anti-ansiedade Adaptil

- Coleiras contra o latido NÃO RESULTAM

Sem comentários:

Enviar um comentário