sexta-feira, outubro 4

Introdução de um novo gato

Os gatos são, ao contrário do que se possa pensar, animais bastante sociais que tendem a formar colónias/grupos entre si. Isso significa que dentro da mesma casa podem existir diferentes colónias de gatos, sejam elas de dois ou mais elementos, havendo uma "harmonia" entre eles. Os gatos do mesmo grupo dão-se bem, mas pode existir ansiedade entre colónias ou entre colónias e outro gato. Essas colónias são fáceis de identificar, os animais tendem a partilhar espaços comuns, como camas, tapetes, sofás, locais de abrigo, etc. Por outro lado, um gato "estrangeiro" encontra-se mais afastado, tende a estar virado de costas mas com as orelhas orientadas para os outros (supervisão) e pode ser afastado dos locais de alimentação e caixas de areia. Estas situações são stressantes e causam ansiedade nos animais.

Gatos desconfortáveis com a presença de outros

Quando existe stresse entre gatos, e quando não estão à vontade uns com os outros, eles tendem a comer com o terço posterior levantado ou levemente pousado no chão ( em condições normais o corpo está todo pousado e descontraido), as orelhas estão orientadas para a ação, assim como existem trajetos visuais entre os gatos, e os membros anteriores encontram-se paralelos e a apontar para a frente, debaixo do tórax. Tudo isto para que possam escapar ou fugir caso algo aconteça, ou seja são gatos que não estão tranquilos, estão frequentemente ansiosos ou preocupados com o meios envolvente. Para "combater" estas situações de conflitos ver: EAF

Portanto é fácil de entender que a introdução de um novo animal pode destabilizar o ambiente e o contexto social já criado e estabelecido entre os gatos da casa, ou apenas stressar o único gato já existente. É muito importante que existam recursos na casa para todos os animais, de modo a não haver competição (comida, caixa de areia, camas, esconderijos, brinquedos, etc).

Aquando da introdução de um novo gato, este deve ser colocado numa divisão da casa fechado a outros animais. Nesta fase inicial o gato fica sozinho com uma caixa de areia, alimento e água, transportadora e brinquedos, sendo permitidos contatos auditivos e olfativos entre os gatos. Gradualmente vão-se obtendo peças de roupa com o cheiro de cada animal, e estas vão sendo rodadas por todos, de modo se habituarem aos novos cheiros. Também se devem rodar os animais pelas diferentes divisões, sem que haja contacto visual ainda.
Passado algum tempo de "habituação" o contato visual é permitido através de vidro, transportadoras, ou qualquer barreira fisica. Se se notar que o contato é aceite por todos os animais, então pode-se permitir contato fisico.

Para diminuir a ansiedade pode-se utilizar um difusor Feliway, que contém hormonas sintéticas mimetizantes da hormona F3 felina, conferindo um melhor estado emocional e de calma aos animais.



Para animais mais ansiosos pode ser necessário tratamento farmacológico: fluoxetina, paroxetina  (inibidores seletivos da recaptaçao de serotonina) e clomipramida (antidepressivo triciclico)

Sem comentários:

Enviar um comentário