A ida ao veterinário pode ser uma experiência muito stressante para o gato, portanto é muito importante que desde a primeira consulta ele não sinta que o veterinário apenas retoma a experiência negativas!
A primeira consulta é uma das mais importantes da vida de uma animal. Devemos providenciar que o gatinho/gato se sinta à vontade na sala e não sinta ansiedade nem medo. Mas isso não passa só pela sala de consulta, tudo começa em casa...
1) Em casa: é hábito dos proprietários pegarem no gato e forçarem a sua entrada na transportadora cerca de 15/20m antes da ida ao veterinário. Isso é algo negativo. Forçar o animal a algo que não quer, e também o fato de andar a correr pela casa atrás dele, geram stresse e um estado de ansiedade que se vai prolongar até ao momento da consulta!! Já para não falar dos gatos de se fazem de dificeis e que são bastante repreendidos antes de sairem de casa. Também não esquecer que não deve existir uma transportadora unicamente para ir ao vet! Ela deve ser um lugar de repouso ao qual o animal está habituado, de forma a não associar o seu aparecimento ao veterinário e a ansiedade!
O ideal?
Primeiro é vital que o animal esteja já habituado à transportadora, e isso é conseguido da seguinte forma: para uma nova transportadora (ou a 1º), esta e o gato devem ser colocados numa sala onde não existam mais esconderijos. As transportadoras ideais são aquelas em que podemos remover o topo, então nesta situação vamos remove-lo (menos intimidação). Podemos usar spray Feliway para ajudar à habituação e à atractividade. Colocamos roupa e brinquedos do gato na tranportadora também, para tornar o ambiente mais familiar. Com o seu tempo ele irá usa-la.
Antes do vet utiliza-se reforço positivo, como guloseimas, para atrair o gato à transportadora, ou então 1h antes da consulta aproveitar quando ele já está dentro da transportadora para a fechar. Assim nada é forçado e o estado emocional mantem-se estável. Com a transportadora devem ir peças de roupa com o cheiro do gato e também brinquedos.
2)Transporte: Claro que o transporte é uma fase muito stressante também. Musica, aromaterapia e spray Feliway podem ajudar. Há gatos que preferem ver o caminho, e outro que passam melhor se a transportadora estiver tapada com um cobertor, tudo isso passa por conhece bem a personalidade de casa gato. De qualquer forma a caixa deve estar sempre muito bem segura no carro, não embater com nada, e a condução deve ser suave.
3)Veterinário: Agora é que é! O vet é um lugar com muito estimulos que stressam o gato. Novos cheiros, sons, animais, procedimentos...Tudo isso pode ser demais. Uma sala de espera ideal tem separação entre canideos e felideos, mas sendo isso impossivel deve-se manter a caixa do gato tapada, no colo ou na cadeira.
Dentro do consultório há gatos que preferem ir explorando a sala ( é importante que não haja sítios na mesma onde ele se possa esconder!) e captando tudo em redor, enquanto outros preferem permanecer na transportadora. Devem-se distinguir esses animais:
-Com gatos mais à vontade, podemos ir falando enquanto ele vai cheirando e olhando em redor (entretanto vamos tocando nele de forma suave). Entretanto inicia-se a examinação.
- Gatos mais medrosos são deixados na caixa enquanto a anamnese vais sendo feita. Apenas no momento da examinação o topo da caixa é retirado (e pousado no chão) e o gato pode ser envolvido com toalhas para minimizar o stresse. As toalhas ajudam a que ele se sinta mais protegido.
fonte: FELINE BEHAVIOR GUIDELINES- catvets.com
Reforço positivo nesta fase ajuda muito ( guloseimas, festas, palavras de incentivo, brinquedos) - todo o comportameto desejado deve ser recompensado!!
Os procedimentos mais dolorosos ou stressantes devem ser deixados para o fim da consulta! Não forçar a saida do gato da caixa!
Uma boa forma de habituar o animal é leva-lo ao veterinário mesmo quando ele não precisa. Irá apenas lá para receber reforço positivo. Isto para que ele se vá habituando e para ver que ir ao vet não acarreta apenas e sempre experiencias negativas! Deve-se tentar ao máximo evitar experiencias negativas...
O uso de Feliway difusor, aromaterapia e luzes não muito fortes pode ajudar a evitar o stresse e a agressividade!
Se o gato ficar internado, deve ficar também a sua caixa de areia, transportadora/cama, brinquedos e roupas com o seu cheiro e do dono.
4)Voltar a casa: se existem mais animais em casa, a presença de novos cheiros quando o gato volta do veterinário pode gerar ansiedade e agressividade para com o gato de acabou de chegar! Deve-se observar a reação dos animais com barreiras fisicas, e se a tensão for alta o gato que foi ao vet deve ficar separado por 24h noutra divisão. O uso de feliway ajuda.
Recompensar sempre o gato por bom comportamento e não castigar por mau (castigo positivo).
Sem comentários:
Enviar um comentário