sexta-feira, outubro 4

Eliminação inapropriada

A eliminação inapropriada por parte dos gatos é a queixa mais frequente dos proprietários ao veterinário.
Torna-se muito importante conhecer bem o problema em questão, de forma a proceder ao melhor tratamento/ação.

Quando um problema de eliminação inapropriada é comunicado é imprescindível:

1) descartar qualquer tipo de patologia no trato urinário superior ou inferior, qualquer problema metabólico ou qualquer traumatismo ou problema ortopédico (a dor pode impedir o animal de usar a caixa de areia); considerar ser animal geriátrico
2) saber como é feita a eliminação (posição do gato), onde é feita, em que superficies, volume e frequência de micção;
3) descartar problemas do contexto social dos gatos da casa - stresse, ansiedade, agressividade, marcação de território, etc.

A eliminação pode ser:

Toileting (eliminação inapropriada não associada a spraying)- é um tipo de comunicação normal entre gatos e ser humano que costuma ocorrer junto de portas, janelas, camas e roupa do proprietário.
Esta micção é feita com o animal em posição de agachamento, com abdução dos membros pélvicos, e cauda rija apontada caudalmente. É feita sobre superficies geralmente horizontais e há muito volume de urina. Descartando problemas médicos, esta micção está normalmente associada a problemas de:

- Aversão à caixa de areia: o animal escolhe não fazer necessidades na caixa de areia a ele destinada. Pode ser porque ele não gosta da caixa (muito alta ou tapada), porque ele não gosta do local onde a caixa se encontra (se estiver num local onde passa muita gente, se estiver perto da comida, se estiver num local ruidoso), ou porque desenvolveu algum medo à caixa, por ex: um dia ele estava a urinar e de repente ouve um barulho que o assusta bastante, ele vai associar isso à caixa e não a vai usar mais.

- Aversão ao substrato (areia da caixa): a areia pode não estimular o gato e não ser atrativa, pode ter um cheiro muito forte, ou estar associada a uma má experiencia (medo).

- Ansiedade: o gato pode estar ansioso devido à presença de uma nova pessoa na casa, um novo animal, ou até um novo estimulo. Pode também ser afastado da caixa por parte dos outros gatos da casa.



Spraying - tipo de eliminação associada ao status social e à marcação de território, reprodução e/ou problemas no contexto social. Está então muito relacionada com situações de stresse e ansiedade que podem ser devidas a pessoas/animais de dentro de casa, ou a estimulos exteriores- o gato não se sente seguro em casa e realiza marcação! Pode ser devida a mudança de casa, mudança da decoração da casa, introdução de um novo gato, más interações sociais dentro de casa, etc (tudo associado a stresse e ansiedade).
Esta micção é feita com o animal em posição de "pisar ovos", o terço posterior é apontado para uma parede (superficies verticais) e  a cauda apresenta tremores. Há pouco volume de urina, às vezes não é detetada.



Estes animais continuam a usar a caixa de areia, a condição não está associada a aversão.

Abordagem

DISTINGUIR O TIPO DE ELIMINAÇÃO!

- Limpar áreas afetada com água e sabão ou compostos enzimáticos. Possibilidade de substituição de mobiliário muito afetado.

- Devemos providenciar várias caixas de areia diferentes para que ele escolha a que mais gosta. A caixa deve ter +1.5x o comprimento do gato (desde a ponta do focinho à base da cauda). Caixas destapadas e baixas são geralmente preferíveis. Devemos ir alterando o lugar da caixa para vermos qual aquele que o gato prefere, aquele em que se sente mais confortável - lugares sem barulho, longe de janelas e portas. O número de caixas da casa deve ser igual ao nº de gatos +1 ( 3 gatos= 4 caixas). Não usar areias perfumadas.

- O gato pode não usar a caixa de areia porque ele está suja! Deve ser limpa 1a2x por semana (lavar e trocar areia) e as fezes e urina devem ser removidas aquando de serem feitas.

- Colocar intimidações no local da eliminação inadequada: plantas, cercas, papel de alumino, fita-cola, cheiros desagraveis, etc

- Interromper a micção inapropriada dentro dos primeiros 30 segundos-castigo positivo através de um apito, borrifadela de água ou bater de palmas ( tentar não associar isso a nós/proprietário)

- Reforço positivo sempre que o gato usar a caixa de areia

- "Fechar" o gato quando a casa fica vazia

- Brincar com o gato 2/3x por dia por 5/10m

- Enriquecimento ambiental: têm de existir recursos para todos os gatos de modo a evitar stresse

- Difusor e spray Feliway para melhor estado emocional e habituação

- Impedir acesso ao exterior ou a janelas que mostrem a rua, se o estimulo de causa medo ou ansiedade vier do exterior

- Castrar machos e fêmeas

- Tx farmacológico: fluoxetina, paroxetina, clomipramina e buspirona: contra a ansiedade! - Quando o tratamento fizer efeito os farmacos devem ser continuados por mais 2 a 4meses, e depois é feito um desmame de 2-4 semanas


REAVALIAR APÓS 2 SEMANAS!

Sem comentários:

Enviar um comentário