1) Condicionamento clássico/Pavloviano
Este condicionamento foi estudado por Ivan Petrovich Pavlov (1849) e ensina que através de várias experiências pelas quais o animal passa, ele vai aprender que dado estimulo estará associado a dada consequência, e isso irá marcar a sua resposta face ao estímulo inicial. A resposta reflexa do animal surgiu do emparelhamento entre um estimulo a um reflexo.
Para entender melhor refiro um exemplo clássico:
A um cão é apresentado o barulho de uma sirene - este é um estimulo neutro (NS) porque o animal ainda não associa a sirene a nada. Depois, após ouvir a sirene, é apresentada ao animal um tigela de comida - este é um estimulo incondicionado (US), porque gera uma resposta no animal em qualquer situação. Com o tempo, o animal vai associar a sirene (NS) à oferta de comida, ou seja vai aprender, e a sirene deixa de ser um estimulo neutro e passa a ser um estimulo condicionado (CS). Após esta aprendizagem o animal terá o reflexo de salivar e antecipar comida sempre que a sirene tocar e a resposta/reflexo do animal é condicionada por esses mesmo estímulos (CR). A comida é um estimulo incondicionado porque gera resposta por si só, enquanto a sirene é um estimulo condicionado porque necessitou de ser associado a comida para gerar um reflexo no animal! O que acontece é que a resposta condicionada vai ser marcada e mesmo que o estimulo incondicionado (comida) não esteja presente, o animal vai continuar a associar a sirene a algo bom, e salivar na mesma.
Portanto, o condicionamento clássico faz com que os animais associem estímulos a reflexos e respostas devido à aprendizagem, e mesmo que não surja uma consequência após esse estimulo inicial, eles vão na mesma apresentar a mesma resposta.
Outro exemplo é a resposta de um cão ao toque da campainha. Antes o toque era um estimulo neutro, mas com o tempo o animal aprendeu que ele indicava a chegada de alguém a casa (estimulo incondicionado) e passou a exibir uma resposta face ao toque da campainha. A campainha passa enta o a ser um estimulo condicionado que gera uma resposta condicionada do animal - seja ela ladrar, ir para a janela, ir para a porta, etc - e mesmo que não entre ninguém na casa após toque da campainha, o animal vai exibir o mesmo comportamento, porque aprendeu a prever.
O condicionamento pavloviano também fala de respostas/reflexos incondicionadas, respostas biológicas do organismo face a estímulos incondicionados, ou seja estímulos que não necessitam de condicionamento para gerarem resposta - ereção peniana, piloereção, dor de barriga, etc.
2) Condicionamento operante: este é o tipo de condicionamento empregue no treino de animais. O animal, através de várias experiências, vai aprender que dadas ações ou comportamentos vão ter como consequência o aparecimento de algo bom ou mau, ou o desaparecimento de algo bom ou mau. Neste condicionamento o animal "elege" exibir ou reprimir um comportamento, por ter aprendido que comportamento x ou y gera dada consequência - o comportamento é influenciado.
No condicionamento clássico o animal aprender a associar um estimulo a um consequência e passa a exibir uma resposta ao estimulo. No condicionamento operante o animal aprende a associar dados comportamentos seus a dadas consequências, e esses comportamentos são reforçados ou reprimidos tendo em conta a consequência ( se é boa ou má).
Este condicionamento aplica-se ao comportamento para alcançar um objetivo, portanto o animal vai-se comportar se forma a obter aquilo que quer.
Dentro do condicionamento operante fala-se de reforço e castigo, positivo e negativo, ou seja são possiveis 4 tipos de condicionamento.
Antes de mais, salientar que um reforço é algo que, quando aplicado, aumenta a frequência de uma comportamento, enquanto castigo é algo que, quando aplicado, diminui ou reprime um comportamento. Positivo diz sempre respeito a adicionar/dar algo ao animal, e negativo diz respeito a tirar algo ao animal. Ser positivo ou negativo não indica ser BOM ou MAU, indica sim ADICIONAR ou TIRAR.
Reforço positivo (R+): a frequência de um dado comportamento é aumentada devido à adição de algo bom/algo que o animal gosta perante esse comportamento.
Ex: Sempre que o animal sentar ele vai receber um biscoito --> é reforço porque o comportamento vai-se repetir (é reforçado), e é positivo porque estamos a dar algo para o conseguirmos.
Este reforço é muitas vezes feito sem que nos apercebamos: quando o cão ladra e lhe damos atenção, ele vai aprender que de cada vez que ladrar vai conseguir o que quer, e o comportamento é reforçado.
Reforço negativo (R-): a frequência do comportamento é aumentada devido à retirada de algo mau para o animal/algo que ele não goste face a esse comportamento.
Ex: Sempre que o animal ladrar a um carro, ele afasta-se --> é reforço porque o comportamento repete-se, e é negativo porque o estimulo indesejado é removido ( o carro).
Castigo positivo (C+): a frequência de um comportamento diminui devido à adição de um algo mau ou indesejável para o animal face a esse comportamento.
Ex: Sempre que o animal ladrar , ele leva um puxão na coleira --> é castigo porque o comportamento é reprimido, e é positivo porque adicionamos algo ao animal (puxão) para o conseguirmos.
Este castigo engloba tudo o que puder ser adicionado para diminuir um comportamento: palmadas, gritos, dizer NÃO, puxar a trela, coleiras de choques, coleiras de citronela, etc.
Deve ser usado com muito cuidado para não deixar o animais ansiosos ou com problemas de obediência.
Castigo negativo (C-): a frequência de um comportamento diminui devido à remoção de um algo bom ou desejável para o animal face a esse comportamento.
Ex: Sempre que o animal trincar as nossas mãos enquanto brinca, as mãos vão ser retiradas --> é castigo porque o comportamento é reprimido (o cão deixa de morder) e é negativo porque estamos a tirar algo ao animal para o conseguirmos, neste caso é algo que ele gosta (as mãos).
O conhecido Treino Positivo engloba o R+ e o C-, tem um nome um pouco ingrato porque o castigo é negativo, mas é o treino ideal. Entende-se que o R+ e o C- andem de mãos dadas, porque por ex:
Um castigo negativo ocorre também quando um animal está a ser demasiado possessivo com um brinquedo, e como consequência o brinquedo é-lhe retirado. Ele vai aprender a ser paciente. De cada vez que ele for paciente e entregar o brinquedo quando pedido, ele vai receber logo o brinquedo de seguida, e isso foi reforço positivo.
Assim sendo, ao castigo positivo está associado o reforço negativo. Sempre que o animal ladrar a trela vai ser puxada (C+), mas assim que o animal acalmar a trela volta a ficar solta, ou seja foi retirado o que o animal não gosta para que ele aprenda a comportar-se assim (R-).
Dessensibilização: processo responsável pela diminuição ou alteração de uma resposta a um dado estimulo. Por exemplo, um cão tem receio de aspiradores, a dessensibilização passa por habituar o animal à presença desse estimulo, mas deve ser feita de forma gradual e calma para não gerar ainda mais ansiedade ou medo! À dessensibilização associa-se frequentemente o contracondicionamento, que está relacionado com o condicionamento pavloviano. Passa por associarmos o estimulo que é negativo para o animal a algo positivo, como brincadeiras ou petiscos. Desta forma o animal passa a associar esse estimulo a algo bom, porque o condicionamento anterior é alterado - ao estimulo condicionado (aspirador) é associado um estimulo incondicionado (brincadeira/petiscos) levando a uma resposta condicionada diferente da anterior
(que era ter medo).
(que era ter medo).
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